3 erros básicos que devem ser evitados em redes sociais

As redes sociais, atualmente, estão sendo utilizadas por todos as categorias de empresas e pessoas físicas.

Companhias de pequeno porte também começaram a usufruir os benefícios que tais canais oferecem, como uma maior aproximação com o seu público ou a exploração de novos segmentos de clientes.

Porém muitas empresas cometem erros tão básicos antes mesmo de adentrarem nesse universo digital. A falta de planejamento na maioria das corporações faz com que o uso das mídias sociais seja trabalhado de forma simplória e ineficiente. Confira alguns desses erros:


1. Sua empresa acha que mídia social é de graça


Não é só porque sua empresa não gasta nem um centavo na criação de perfis e contas nas redes sociais que isso significa que tudo sairá na faixa. Criar é fácil, o difícil é realizar essa manutenção diária, o que gera ônus e boa dose de templo investido. As despesas incluem profissionais qualificados, estrutura física de qualidade, investimentos em ferramentas de monitoramento e até mesmo no relacionamento off-line.


2. Sua empresa acha que não é seu nicho


Um dos erros mais perigosos é achar que seus clientes não estão nas redes sociais. Algumas vezes isso pode ser verdade, mas só com a realização de pesquisas de mercado para ter isso como uma verdade fundamental. Com o avanço da internet no país, diversos segmentos nas mais diferentes classes sociais estão entrando de cabeça nesses canais. Se o seu público estiver lá e sua empresa não o enxergar, não é preciso dizer o prejuízo que isso pode gerar.


3. Sua empresa acha que qualquer um poder trabalhar com social media


É absurdamente massacrante o número de empresas que designam a área de mídias sociais para estagiários de comunicação, sem a supervisão de um profissional altamente qualificado para direcionar esses estudantes. Até mesmo empresas jornalísticas enxergam nos estagiários uma mão de obra barata e suficiente para dar conta de todas as ações. Cuidado, essa visão simplória pode colocar a empresa em situações desagradáveis.

Trabalhar com social media não deve ser um fardo para ninguém. Se sua empresa vê nesses canais meios “baratos” e “fáceis” de vender e empurrar ofertas nos usuários é melhor parar e rever por qual motivo a sua empresa realmente quis investir nessas mídias. Não é só porque sua empresa não tem um orçamento abundante que isso é razão para não realizar um trabalho sério e profissional. De desculpinhas esfarrapadas e amadorismo a internet já está repleta. Quer ser mais um?


Texto retirado do site: http://paposnarede.com.br/2011/12/06/3-erros-basicos-que-pequenas-empresas-cometem-nas-redes-sociais/

 

  • 15 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Powered by WHMCompleteSolution